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Eu, você, nós...Lemos, contamos, ouvimos!

INTRODUÇÃO
Este projeto vem de encontro ao anseio dos professores, em particular aqueles que acreditam na leitura e compreensão de textos, enunciados e outros, como necessários ao estudo e aprendizagem escolar. É um conjunto de ações democráticas, que possibilitara a interação com a cultura escrita, além de desenvolver suas respectivas competências. Resgate de valores necessários a construção do caráter do cidadão como; respeito, companheirismo, responsabilidade.

JUSTIFICATIVA
Entendendo a necessidade, o dever de colaborar para que o aluno leia e compreenda os enunciados, vemos que esta ação tem diversos objetivos, em especial a transformação do cidadão. Estamos oferecendo ambiente e espaço para esta transformação. Sabemos que as histórias, os contos, enfim os livros estão presentes em nossa cultura há século. A capacidade de ler, ouvir e se expressar; move a imaginação e nos aproxima de forma especial a algo importante e concreto, a escrita. Então se faz necessário familiarizar as crianças e adolescentes a este mundo concreto (escrita) estimulando o mundo fictício (leitura). Sabemos que professores e funcionários em geral são fundamentais para desenvolver este projeto. Ao colégio a responsabilidade de oferecer ambiente e material necessário como: sala ambiente; com materiais adequados à proposta.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver o gosto pela leitura e contação de histórias.

OBJETIVO ESPECIFICO;
- Queremos despertar e incentivar o interesse pela leitura;
-Fazer com que construam o hábito de ler, ouvir e sentir prazer nas situações de envolvimento com a leitura;
- Ampliar vocabulário, familiarizá-los com textos; historias.
-Tornar os alunos e funcionários íntimos do universo escrito, de autores e obras, para que possam reparar na beleza do mesmo.
- Relacionar a história lida a própria vida, podendo manifestar sentimentos, experiências, ter maturidade para optar pelo que gosta de ler.
- Ampliar a visão de mundo, compreendendo a intenção de quem escreve.
-Formar leitores críticos, independentes e competitivos.

METODOLOGIA

A organização do seu funcionamento será se necessário, mediante escala de uso por professores, que apresente interesse, por escrito. Será extensiva a direção, orientação, funcionários em geral. Aos coordenadores do projeto, cabe proporcionar organização, tempo agendado para: professores com alunos; funcionários; e demais interessados. Ao diretor oferecer condições institucionais para a formação do leitor. Aos professores cabe oferecer atividades de leitura; praticar, estimular, interagir com todos os discursos, sendo ele o próprio exemplo. Dos alunos a cobrança constante da participação em situação de conto, crônicas, romances, historia e jornais, entre outros. Dos demais funcionários a importante participação como leitor e colaborador.




CONCLUSÃO
Esperamos contribuir com: alunos e funcionários na formação de uma nova geração de leitores, que estarão se responsabilizando inconscientemente pela circulação de livros, textos diversos. Isto pelo simples e precioso gosto pela leitura. O repertorio literário estará contribuindo para cidadãos críticos, com domínio do universo escrito e imaginário. Estarão desenvolvendo sensibilidade diante da singularidade de cada autor, obra, ou estilos de obra. Teremos leitores modelo, independente do papel ou função, no ambiente escolar.

PROF-α LUZANETE PRESA





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