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Colégio tem 07 Professores PDE



Os professores PDE do Colégio Estadual General Carneiro – EFMP estão desenvolvendo as seguintes propostas de trabalho:



Professora:
Aparecida de Cássia Camargo 

Título: Folclore Paranaense-Pêssankas – Manifestações Artísticas e Culturais Ucranianas de Roncador/PR.

Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais

Proposta: O trabalho tem por objetivo levar os alunos do município a conhecerem suas origens familiares através, dos costumes, das manifestações artísticas com a proposta de desenvolver a pintura em ovos-Pêssankas. Para tanto será desenvolvida uma prática pedagógica através de pesquisa de campo, oficinas de pinturas em ovos, com alunos e famílias descendentes de ucranianos.



Professora: Ema Terezinha Stresser de Oliveira

Título: A leitura em Língua Inglesa com foco no gênero textual carta bíblica: uma prática social possível?

Público Alvo: Alunos do Ensino Médio

Proposta: A proposta estabelece o ensino da Língua Inglesa através de textos e tem como propósito levar a discutir e refletir sobre valores humanos.



Professor: João Batista Forin

Título: Metodologias alternativas no Ensino do Futsal nas aulas de Educação Física do Colégio General Carneiro

Público Alvo:  Professores de Educação Física 

Proposta: Pretende-se levar o professor de Educação Fisica a refletir sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o conteúdo “esporte”, buscando apresentar uma proposta de metodologias alternativas no ensino dos esportes com o intuito de oportunizar a formação plena do educando. Considerando o exposto, pode-se observar que os métodos de ensino-aprendizagem empregados nas escolas devem constituir importantes objetos de estudo para a Educação Física. 



Professora: Juméri Rodrigues

Título: Escrita: Uma perspectiva de ensino

Público Alvo: Professores de Língua Portuguesa

Proposta: A proposta tem por objetivo propiciar a reflexão sobre as ações dos professores na atividade de correção de textos, considerando-se os recursos e critérios de que lançam mão nese tipo de expediente, afim de colaborar para o desenvolvimento da capacidade de escrita do aluno. Pretende-se encaminhar uma prática pedagógica com base no gênero resumo, que normalmente é julgado como de relevância em todo o contexto escolar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e por fim para o próprio funcionamento da sociedade que é mediada pelas atividades discursivas, afim de colaborar para o desenvolvimento da capacidade de escrita do aluno. 



Professora: Marilyn Jayne Mendes dos Santos

Título: Engenharia Didática: uma alternativa didática para explorar conteúdos matemáticos por meio de embalagens.

Público Alvo: Alunos do Ensino Médio

Proposta: As embalagens servem não apenas para proteger o produto, mas também para torna-lo atrativo para o consumidor. Por serem de fácil acesso, as embalagens são aproveitadas neste projeto para explorar diversos conteúdos de geometria como: perímetro, aéreas, volumes, entre outros, facilitando a compreensão dos conteúdos de Matemática a partir da sua decomposição, utilizando para isso uma sequencia didática.



Professor: Mário Korpan

Título: Compostagem: Método para compreensão dos conteúdos de Ciências e o reaproveitamento de resíduos orgânicos.

Público Alvo: Alunos do 6º Ano – Ensino Fundamental/Anos Finais

Proposta: A proposta tem por objetivo implementar metodologias no Ensino de Ciências desenvolvendo atividades práticas de campo para o entendimento dos conteúdos propostos para o 6º ano, despertando o interesse e o respeito humano e com natureza, por meio do reaproveitamento de resíduos orgânicos. A partir dos conteúdos de Ciências trabalhados neste nível de ensino, pretende-se construir uma composteira para a realização da compostagem, para produção de adubo orgânico, que será utilizado na horta da escola para a produção de hortaliças para a merenda escolar.



Professora: Tereza Korpan

Título: Da Narrativa ao Teatro: Uma proposta de Leitura

Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental/Anos Finais

Proposta: Proporcionar aos educandos o gosto pela leitura e a reflexão crítica por meio de atividades de adaptação e textos narrativos em textos teatrais. O trabalho de implementação na sala de aula será feito com contos adaptados e transformados em peças teatrais, das quais serão selecionadas 03 para serem apresentadas.






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